sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

MultiLinux: 4 distros em um único DVD


Muitas vezes quis ter um DVD Live - que corre sem instalação- do Linux, contendo múltiplas distribuições, mas encontrou dificuldades em colocá-las no mesmo disco? A solução que há, chama-se YUMI: Multibootdisc creator. Ele cumpre a tarefa de colocar na mesma média várias distribuições, e até versões do Windows, de modo que se chegue ao limite físico. Por exemplo, numa pendrive, pode colocar 4, 8, 16, 32GB ou mais de distros. O limite é o seu dispositivo de armazenamento.

Mas o Yumi tem um "porém": precisa de adicionar vez por vez cada uma das distros, o que pode, sem embargo, levar horas à fio. Com esta ideia em mente, criei o Multilinux, uma ISO para gravar num DVD contendo 4 distros diferentes. Grava de uma vez só, sem percalços, reinicia o computador, configura para que faça o Boot pelo DVD, aceda ao menu e escolha uma das opções. Na altura de fevereiro de 2020, as versões mais actuais dos seguintes Linux (todas 64bits):
  • LinuxMint 19.3 Cinnamon 
    md5sum: BE8231FDBC87DE59383FCA41EFE62274
  • Linux Xubuntu 19.10-64bits
    md5sum: 862CAD91641ECC278727660CA6AF3740
  • Slitaz 5
    md5sum: 800e3905effc75a42f6967c920daa9f6
  • Slax-9.11
    md5sum: 800e3905effc75a42f6967c920daa9f6
Multilinux, assim chamo, nada mais é que minha compilação pessoal de versões do linux feitas com o multicd, programa em linha de comando que mescla várias isos em uma única. Não é uma distro nova. Na ocasião, tive de testar mais de 30 distros até encontrar as 4 que entrassem num DVD e fossem inicializáveis, pois muitas simplesmente falhavam no processo de boot.

EU criei esta ISO com o firme intento de ser útil, mas também para melhorar minha reputação no Mercado Livre, sítio onde comercializo o link para download por um preço simbólico, e também onde vendo meus produtos diversos no retalho, pois fui vítima de um aldrabão (vigarista, golpista), que comprou 3 mercadorias e não pagou nem devolveu os itens. Como, nem toda a gente sabe, o Mercado Livre negativa o vendedor sempre que uma mercadoria é devolvida com reclamação, mesmo que esteja funcionando, tenha sido quebrada pelo cliente ou não. Ademais, muitas vezes a mercadoria é devolvida com uma pedra dentro e o vendedor é negativado do mesmo modo. Este tipo de golpe é conhecido como "Golpe da pedra" e o ML não faz  esforço qualquer para combatê-lo. Sendo assim, pus este item super útil a preço de custo para que as pessoas que puderem ajudar-me, comprem-lho, pois irá elevar minha reputação, visto que vivo de vendas no ML para complementar minha renda e cuidar da minha família

Como utilizar 

1. Basta gravar num DVD utilizando o seu software- Nero, k3b, Brasero, CDburner XP etc- a imagem ISO Multilinux-feb2020.iso. Grave sempre como ISO, não cometa o erro de transferir a ISO para dentro do DVD sem a devida conversão.

2.Caso não queira gravar um DVD, poderá utilizar uma pendrive de pelo menos 4GB e com a aplicação Universal USB Installer, gravar a ISO. Na parte Step 1, escolha como distro Try Unlisted Linux ou Try Via DD (ele irá formatar sua pendrive com esta opção, portanto certifique-se de não haver dados nela), no Step 2, busque a pasta onde salvou a ISO do Multilinux e escolha o arquivo; em Step 3, selecione a unidade do seu pendrive e prime em Create, para criar o pendrive inicializável. OBS.: o linux SLAX só torna-se bootável se utilizar a opção Try Via DD.

 
3. Eu não sei se você deixa seu PC em UEFI ou BIOS. Se o Multilinux não fizer boot via UEFI no seu PC (no meu ele fez), terá de entrar na setup do seu computador (geralmente premindo F2 ou Del) e colocar em BIOS. Também terá de configurar a ordem de boot para Pendrive ou CD em primeiro lugar (algo como UEFI Boot Mode e colocar o pendrive ou DVDROM em primeiro lugar), para que seu computador possa iniciar o Multilinux.

A maioria dos computadores hoje já vem com UEFI por padrão em lugar do antigo BIOS. Na prática, isto não influencia em nada o desempenho do micro. Mas mudar de UEFI par bios pode fazer seu Windows parar de inicializar, portando cuidado.
4. Reinicie seu computador e a tela de Boot do Multilinux irá aparecer. Escolha seu linux e pressione Enter. A depender do Sistema, pode ser necessário premir o enter mais de uma vez. Mas a dificuldade é só esta.
Se clicar em "Boot from hard drive", seu pc entra direto no HD. É uma opção caso queira abortar o Multilinux


Versões do Linux no mesmo DVD para experimentar e ocasionalmente instalar

Linux Mint 19.3 Cinnamon



Possivelmente o mais usado e recomendado para iniciantes.
 

O objetivo do Linux Mint é produzir um sistema operacional moderno, elegante e confortável, poderoso e fácil de usar.

O Linux Mint é uma das distribuições Linux de desktop mais populares e usada por milhões de pessoas.

Algumas das razões para o sucesso do Linux Mint são:

     Funciona imediatamente, com suporte completo a multimídia e é extremamente fácil de usar.
     É gratuito e de código aberto.
     É orientado pela comunidade. Os usuários são encorajados a enviar feedback ao projeto para que suas idéias possam ser usadas para melhorar o Linux Mint.
     Baseado no Debian e Ubuntu, fornece cerca de 30.000 pacotes e um dos melhores gerenciadores de software.
     É seguro e confiável. Graças a uma abordagem conservadora das atualizações de software, um Update Manager exclusivo e a robustez de sua arquitetura Linux, o Linux Mint requer pouca manutenção (sem regressões, antivírus, anti-spyware ... etc).

Linux Xubuntu 19.10

 
Também ideal para usuários iniciantes. 100% compatível com Ubuntu e muito mais leve

O Ubuntu utiliza o ambiente Unity e GNOME. O Xubuntu utiliza por sua vez o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para usuários com computadores menos potentes, ou que precisam de um ambiente de trabalho eficiente em computadores mais rápidos. O Xubuntu também utiliza principalmente aplicativos GTK+ que foram desenvolvidos para utilizar menos recursos que seus equivalentes GNOME. Mesmo assim, o Xubuntu tem acesso aos mesmos arquivos de aplicativos que o Ubuntu e pode executar a maioria dos mesmos aplicativos com apenas pequenas diferenças na interface (devido à utilização de ambientes diferentes).

Xubuntu inclui aplicativos para o usuário médio, incluindo:

  • Catfish - pesquisa no desktop
  • Common Unix Printing System - utilitário de impressão e criador de PDF
  • Evince - leitor de PDF
  • Firefox - navegador da web
  • GIMP - editor gráfico
  • LibreOffice Calc - planilha
  • LibreOffice Writer - processador de texto
  • Mousepad - editor de texto
  • Orage - calendário
  • Parole - reprodutor de mídias
  • Pidgin - internet messenger
  • Thunderbird - cliente de e-mail
  • XChat - cliente de IRC
  • Simple Scan - utilitários de scanner


O Xubuntu inclui a loja de aplicativos do GNOME, que permite aos usuários baixar aplicativos adicionais dos repositórios do Ubuntu.

Slitaz


O mais interessante é sua extrema leveza e o facto de possuir um painel de controlo que permite a total administração do sistema, expansão, criação de versões derivadas com mais aplicações- para posterior instalação em outros sistemas. Como conseguiram criar um desktop tão leve quanto o Windows 98 e repleto de programas, eu não sei, mas o Slitaz é isso.

O SliTaz GNU/Linux é um sistema operacional livre, leve, rápido e estável que funciona completamente carregado na memória RAM e inicia a partir de mídias removíveis como um cdrom ou um Pendrive. É distribuído na forma de LiveCD, o que significa que se pode obter uma imagem ISO a partir do site e gravá-la em um cdrom do qual você pode iniciar o sistema. Quando este estiver funcionando, pode-se ejetar o LiveCD e usar o drive de cd para outras tarefas. O Sistema Live fornece uma distribuição gráfica completamente funcional e permite a você manter seus dados e configurações pessoais em mídias graváveis. O sistema pode ser expandido com o gerenciador de pacotes Tazpkg e atualizações de segurança são fornecidas para as versões stable (estável) e cooking (testes). 

  • Sistema de Arquivos Root com cerca de 100 MB e a imagem ISO menor que 30 MB.
  • Servidor Web pronto para uso fornecido pelo LightTPD com suporte a CGI e PHP.
  • Navegue na Web com o Midori ou o Retawq em modo texto.
  • Suporte a som fornecido pelo mixer Alsa, tocador de audio e extrator/codificador de CD.
  • Clientes de chat, e-mail e FTP.
  • Cliente/Servidor SSH fornecido pelo Dropbear.
  • Banco de Dados com o SQLite.
  • Geração de dispositivo LiveUSB.
  • Ferramentas para criar, editar ou gravar imagens de CD ou DVD.
  • Desktop elegante com o Openbox rodando sobre o Xorg (Servidor Gráfico).
  • Caixas de Diálogo gráficas nativas para utilitários de linha-de-comando.
  • Cerca de 3345 pacotes facilmente instaláveis a partir do mirror.
  • Comunidade ativa e amigável.
Slax 9.11


Distribuição linux baseada no Debian, cujo nome remota ao Slackware, que era o núcleo passado. Slax não foi feito para instalar no HD. Ele é um sistema operativo portátil para uso em pendrives, CDs, DVDs etc. que pode ser expandido por módulos. O que acho melhor no Slax são os pormenores. É demasiado polido, sua interface lembra o Gnome mesclado ao OSX da Apple. Muito simples, é o tipo de sistema operativo em que não há como não se saber usar.
O Slax fornece o gerenciador de janelas FluxBox já pré-configurado para as tarefas mais comuns. Incluído é um cromo do navegador da Web, o emulador de terminal xterm e o editor de texto simples leafpad e a calculadora calculam. Você pode colocar o Slax em uma ampla variedade de sistemas de arquivos diferentes, incluindo EXT (ext2, ext3, ext4), btrfs e até FAT e NTFS.

Quando o Slax é iniciado a partir de uma mídia somente leitura, como CD / DVD, ele mantém todas as modificações do sistema na memória e todas as modificações são perdidas quando você reinicia. Por outro lado, se você executar o Slax a partir de um dispositivo gravável, como o USB Flash Drive, ele poderá armazenar todas as alterações, para que todas as suas configurações e modificações sejam restauradas na próxima inicialização, mesmo que esteja em um computador diferente. Esse recurso é conhecido como Alterações persistentes e você pode ler mais sobre ele em um capítulo separado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário